Informação Pedagógica

Princípios orientadores da prática pedagógica

 

Privilegiamos o valor da Educação e do Conhecimento na Infância

A Lei-Quadro da Educação Pré-Escolar estabelece como princípio geral que a “educação pré-escolar é a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida, sendo complementar da ação educativa da família, com a qual deve estabelecer estreita relação, favorecendo a formação e o desenvolvimento equilibrado da criança, tendo em vista a sua plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre e solidário”.

Privilegiamos a estruturação curricular

A nossa ação educativa emerge das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar criadas pelo Ministério da Educação, que temos como ponto de apoio para a ação pedagógica dos educadores e, consequentemente, para uma educação pré-escolar enquanto suporte para uma educação ao longo da vida. Remetendo para os fundamentos e princípios de toda a educação de infância, adotamos uma abordagem integrada e globalizante das diferentes áreas de conteúdo:


Áreas de conteúdo

Formação Pessoal e Social

Considerada como área transversal, pois tendo conteúdos e intencionalidade próprios, está presente em todo o trabalho educativo realizado no jardim de infância.

Esta área incide no desenvolvimento de atitudes, disposições e valores, que permitam às crianças continuar a aprender com sucesso e a tornarem-se cidadãos autónomos, conscientes e solidários.

Expressão e Comunicação

Entendida como área básica, uma vez que engloba diferentes formas de linguagem que são indispensáveis para a criança interagir com os outros, dar sentido e representar o mundo que a rodeia.

Comporta diferentes domínios:

  • Educação Física – constitui uma abordagem específica de desenvolvimento de capacidades motoras, em que as crianças terão oportunidade de tomar consciência do seu corpo, na relação com os outros e com diversos espaços e materiais.
  • Educação Artística – engloba as possibilidades de a criança utilizar diferentes manifestações artísticas para se exprimir, comunicar, representar e compreender o mundo. A especificidade de diferentes linguagens artísticas corresponde à introdução de subdomínios que incluem artes visuais, jogo dramático/teatro, música e dança.
  • Linguagem Oral e Abordagem à Escrita – o desenvolvimento da linguagem oral é fundamental na educação pré-escolar, como instrumento de expressão e comunicação que a criança vai progressivamente ampliando e dominando, nesta etapa do seu processo educativo. Importa ainda facilitar, nesta etapa, a emergência da linguagem escrita, através do contacto e uso da leitura e da escrita em situações reais e funcionais associadas ao quotidiano da criança
  • Matemática – tendo a matemática um papel essencial na estruturação do pensamento, e dada a sua importância para a vida do dia a dia e para as aprendizagens futuras, o acesso a esta linguagem e a construção de conceitos matemáticos e relações entre eles são fundamentais para a criança dar sentido, conhecer e representar o mundo.
Conhecimento do Mundo

É uma área em que a sensibilização às diversas ciências é abordada de modo articulado, num processo de questionamento e de procura organizada do saber, que permite à criança uma melhor compreensão do mundo que a rodeia.


Documentos Pedagógicos

Projeto Curricular

O Projeto Curricular de Estabelecimento tem como finalidade apresentar as linhas gerais de atuação educativa no Jardim de Infância do Livramento, que deverão ser vertidas no trabalho quotidiano de cada sala, bem como na produção de documentos inerentes à prática educativa.

Ver documento

;