Missão, Visão e Valores

 

MISSÃO

Assegurar a proteção e a formação integral das crianças e jovens através de uma intervenção que promova o seu desenvolvimento global, bem-estar emocional e a sua autonomia, nas suas áreas de atuação:

Acolhimento Residencial - reparar o trauma e outros danos de experiências adversas, capacitando crianças e jovens a atingir o seu potencial e uma integração harmoniosa na comunidade.

Educação de Infância - promover o desenvolvimento global e harmonioso através da integração das aprendizagens e da promoção do bem-estar físico, emocional e social.

 

VISÃO

Posicionar a Fundação LNSL como uma referência a nível nacional nas áreas do acolhimento residencial e educação de infância, contribuindo de forma sustentável para uma sociedade mais justa, inclusiva e equilibrada na proteção, promoção, desenvolvimento e bem-estar das crianças e jovens.


VALORES

Respeito

Respeitar é valorizar os outros, aceitar o que dizem, fazem e sentem, sem julgar e sem ofender, mantendo a união entre todos. Dizer a verdade mesmo que se tenha falhado. Ser capaz de ouvir o outro, sem interromper, falar com calma e aceitar que as opiniões e a forma de ser de cada um podem ser diferentes.

Compromisso

Compromisso é a forma de uma pessoa assumir uma obrigação consigo própria, com alguém ou com algum objetivo. Todas as pessoas do Livramento assumem a sua responsabilidade mesmo quando não têm alguém a supervisionar, porque sabem que é o que deve ser feito.

Leveza

A Leveza é a forma tranquila, respeitadora, ponderada e otimista como nos relacionamos uns com os outros. A leveza permite que se veja o lado positivo das situações, se atue sem complicar e se procure as soluções.

Aprendizagem

A aprendizagem promove o crescimento, o conhecimento e a qualificação, possibilitando o desenvolvimentos pessoal, escolar e profissional. A aprendizagem empodera as CJ e Profissionais tornando-os mais capazes.

Comunicação franca

A comunicação franca é transparente, verdadeira e clara. Fala-se abertamente sobre tudo, seja de temas fáceis ou difíceis.

Participação

Participar é cada um desempenhar a sua parte, assumindo as suas responsabilidades e contribuindo para o bom funcionamento da casa. Todos são convidados a participar, são ouvidos ativamente e considerados nas tomadas de decisão.

Consistência

Ser uma pessoa consistente é atuar da mesma forma perante as mesmas situações. Um grupo é consistente quando cada um dá continuidade ao que é importante, aumentando a confiança e segurança entre todos.

;