A Fundação

A Fundação “Lar de Nossa Senhora do Livramento" tem a sua origem na Casa-Refúgio que, sob a denominação de "Nossa Senhora do Resgate e Livramento", foi instituída no Porto, em mil oitocentos e dez, por António Lourenço de Jesus e à qual se reuniu o "Asylo das Raparigas Abandonadas", criado em mil oitocentos e cinquenta e três, também na cidade do Porto, pelo Conde da Ponte e Governador Civil do Porto, João de Saldanha da Gama Mello Torres Guedes de Brito, e cuja designação a Instituição então tomou.

Manteve a designação de "Asilo das Raparigas Abandonadas" até mil novecentos e setenta e sete, data em que foi autorizada a mudança da mesma para "Lar de Nossa Senhora do Livramento", por despacho do Director-Geral da Assistência Social, de vinte e quatro de Janeiro, publicado na IlIa Série do Diário da República, número quarenta e cinco, de vinte e três de Fevereiro de mil e novecentos e setenta e sete.


___

A Fundação foi reconhecida e foram aprovados os seus Estatutos por despacho de vinte e sete de Outubro de dois mil do Secretário de Estado Adjunto do Ministro do Trabalho e Solidariedade e o respectivo registo foi lavrado em treze de Novembro de dois mil, pela inscrição número quarenta e três de dois mil, a folhas vinte e seis do Livro número seis das Fundações de Solidariedade Social, conforme declaração publicada em dois de Dezembro de dois mil, no número duzentos e setenta e oito da IlIa Série do Diário da República.

Na senda do seu passado, a Fundação dedica-se essencialmente a dar apoio a crianças e raparigas em perigo, socialmente desfavorecidas ou carenciadas, na sua educação, formação e integração social.

Dentro das suas possibilidades, a Fundação procurará ainda desenvolver todas as valências sociais que estejam ao seu alcance, sempre em resposta às necessidades que forem reconhecidas mais prementes no tempo e no local.


Atualmente, a Fundação centra as suas respostas sociais na Casa de Acolhimento Residencial (CAR) e no Jardim de Infância.

;