MIT

Modelo de Intervenção Terapêutico

Há algumas décadas que a CAR investe na qualificação da sua resposta e desenvolve a sua missão imbuída da crença no potencial de recuperação e do desenvolvimento de cada Criança/Jovem (CJ) e de cada profissional. A capacitação dos seus profissionais, promove um melhor desempenho, alinhamento e coerência com impacto mais eficaz na recuperação do trauma das CJ vítimas de maltrato que acolhe, alcançando melhores resultados.

A CAR desenhou o seu próprio Modelo de Intervenção Terapêutico (em 2018 reconhecido como uma Iniciativa de Empreendedorismo e Inovação Social por Portugal Inovação Social) sob a orientação de um especialista internacional, Patrick Tomlinson. Ter um Modelo Terapêutico é uma ferramenta estruturante de toda a ação que se desenvolve numa Casa de Acolhimento Residencial. Trata-se de ter um guião orientador da prática imbuído de conhecimento sobre como intervir com CJ com trauma e como atender às suas necessidades específicas de forma intencional e reparadora. Ter um Modelo Terapêutico claramente articulado é hoje considerado de vital importância para serviços de acolhimento residencial para CJ que sofreram trauma e outras adversidades.

Os impactos deste Modelo alcançarão não só as crianças e jovens da CAR, bem como profissionais desta Organização, incluindo os órgãos dirigentes, as famílias das crianças e jovens e outros intervenientes no seu projeto de vida.


O ano de 2019 foi um ano de sucesso na cocriação do Modelo de Intervenção Terapêutico do Lar do Livramento.


Foi pela persistência do Livramento que Patrick Tomlinson desenvolveu pela primeira vez numa organização portuguesa aquilo que é a sua área de especialidade, trabalhando intensamente durante 1 ano no desenho de um Modelo de Terapêutico de alto desempenho, inspirado nas melhores referências e evidências científicas internacionais.

Impactos muito positivos já identificados deste trabalho:

- O aumento da consistência da intervenção com as CJ;
- Maior alinhamento e coesão de equipa;
- Maior progresso das Crianças e Jovens acolhidas no Livramento;
- Aumento significativo de pedidos dirigidos ao Livramento para o acolhimento de CJ no ano de 2019;
- Aumento do grau de satisfação das CJ.


;