CAR


Nos últimos anos o Lar de Nossa Senhora do Livramento (LNSL), à semelhança da sua história secular, tem atravessado um processo de transformação muito significativo, coincidente com uma mudança de paradigma do Acolhimento institucional. Os até ao momento denominados Lares de Infância e Juventude (onde se enquadrava o LNSL) e Centros de Acolhimento Temporário (destinados a crianças entre os 0-12 anos) passaram agora a denominar-se Casas de Acolhimento Residencial, à semelhança do que acontece noutros países da Europa.

Destina-se ao acolhimento de crianças e jovens do sexo feminino a partir do 6 anos, em situação de perigo ou negligência, cujo acolhimento é solicitado pelas entidades competentes para tal – Tribunal de Família e Menores ou Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em risco. O objetivo desta resposta social é a proteção e a reabilitação das crianças e jovens, visando os seguintes possíveis projetos de vida: reunificação familiar, acolhimento familiar, adopção ou autonomização.

O seu funcionamento é de 24h por dia, 7 dias por semana, assegurando alojamento, alimentação e cuidados pessoais bem como o acompanhamento e promoção do seu desenvolvimento integral.


Resposta Social

As atividades desenvolvidas pela Casa de Acolhimento Residencial (CAR) encontram-se agrupada por áreas estratégicas, tendo por base referenciais de qualidade para o Acolhimento Residencial – EQUAR-P e o Modelo de Desenvolvimento Terapêutico, sensível ao trauma.

Os padrões de qualidade do Acolhimento Residencial da CAR do Livramento estão organizados pelas seguintes dimensões: 1) individualização e personalização do acolhimento, 2) Participação e envolvimento das crianças e jovens, 3) Dinamização dos Projetos de Vida, 4) Relação com a família, 5) Instrumentos de Intervenção, 6) Relação com a comunidade e normalização da conduta, 7) Recursos Humanos e 8) Supervisão.

As atividades desenvolvidas em cada dimensão não são estanques, verificando-se uma inter- relação e inter-dependência entre si.

Conceptualmente adotamos uma abordagem eco-sistémica na gestão organizacional, suportada pelas teorias trauma-informadas. Temos como pressuposto básico uma intervenção sensível ao trauma reabilitadora das situações de dano emocional e ou trauma decorrentes das experiências adversas vivenciadas pelas crianças e jovens.

Para o bom desenvolvimento da nossa ação, além do contributo fundamental da nossa equipa, das crianças e jovens, das famílias, dos colaboradores contamos também com o apoio de parceiros, padrinhos e amigos.


0

horas por dia

0

dias por semana

0

semanas por ano
;